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sexta-feira, 29 de maio de 2009

BO DIDDLEY

O PAI DO ROCK AND ROLL

Bo Diddley 1

Caros leitores do aferroefoggo, apresento a vocês ninguém menos do que o criador do Rock and Roll, é isso mesmo, eu também não sabia disso e também me surpreendi quando peguei a revista dessa coleção para fazer este post, apesar de ter esse material a muito tempo nunca tinha parado para ler, mas antes tarde do que nunca hehehehe.

Fazer este post pra mim foi o que mais me empolgou até agora, principalmente pelas curiosidades da história desse monstro do Blues e também do Rock, por favor não deixem de ler, pois irão descobrir e se surpreender com muitas curiosidades, como eu tb me surpreendi.



Vocês sabem qual foi a banda que mais gravou musicas do Bo Diddley?

vocês sabem quem foi o criador da distorção no som da guitarra?

vocês sabiam que Elvis Presley copiou os seus movimentos?

Pois é, está e muitas outras curiosidades estão no histórico.

Para deixar o leitor com mais vontade ainda de ler vai aqui uma frase que está no histórico: "...Enfim, foi especialmente sua atitude e também o fato de que tenha criado um estilo de música que foi crucial para o nascimento e desenvolvimento do rock..."

Na seção de videos eu procurei colocar os que são videos mesmo, pois tem muitos videos que são somente fotos passando com a musica, selecionei os de melhores qualidade, inclusive um em especial citado neste histório em que ele faz uma apresentação no programa de Ed Sullivan que era um dos programas de maior aldiencia nos EUA na epoca.

Na seão de downloads eu estou disponibilizando 4 albuns inclusive um duplo que faz uma abrangência da carreira de Bo Diddley, mas em um futuro próximo estarie disponibilizando mais alguns albuns que estou a procura, assim que eu tiver eles estarei disponibilizando no blog.

The Crow !!!

HISTÓRICO

Bo Diddley 2Na segunda metade dos anos 50, o blues da América do Norte experimentou uma expansão massiva nas asas do "rhythm & blues" ou em outras palavras, do "rock'n roll", vários comando desembarcaram na preferência juvenil, poderosamente providos das armas demolidoras do puto blues de raiz negra. Entre todos os destaques das colunas chamara mais atenção pelos seus efeitos no mercado da música, no consumo discográfico e na definição do etilo que acabou se tranformando em uma moda. Eram Chuch Berry e Bo Diddley, chamado realmente Ellas MacDaniel, os dois "pos stars" que levaram a maior quantidade de genuíno blues nas veias.

Bo Diddley era o mais inovador, foi ele quem inventou o sistema de distorsão no som da guitarra, mais tarde adotado por muitos de seus colegas, e o seu ritmo "shave and a haircut six bits" foi realmente revolucionário. Certamente foi também percursor do "rap" em algumas das suas gravações como "Say Man" ou "Crackin'up". Foi ao mesmo tempo um dos primeiros artistas super populares que exerceram sobre o grupo ultra jovem e sobre os meios musicais uma influência muito maior do que se podia deduzir de sua presença nas "paradas de sucesso", um fenômeno que se repetiu com outros artistas depois dele.


Bo Diddley 3

Muito influenciado por Muddy Waters, ele também é do sul do estado do Mississípi e desenvolveu sua carreira basicamente em Chicago. Sua típica guitarra angulada em forma retangular (coberta de pele) e seus chápeus com insignia são imagens que caracterizam sua figura.

Sua obra não teve a repercurssão que merecia, como aconteceu com a de Chuck Berry, mas a dívida que o rhythm e o blues, e por extensão o rock and roll tem com Bo Diddley é impagável. Era o homem que tinha o "beat". E o conseguiu jogando fundo no rhythm and blues para explorar ao máximo o seu potencial elétrico. Teve uma época gloriosa e de grande criatividade, mas não conseguiu manter esse nivel em toda a sua carreira, apesar de que nunca tenha deixado de ser um grande músico. Muitos músicos se apoderaram de seus ritmos e ficaram milionários. Buddy Holly cantou "Bo Diddley", Elvis Presley copiou seus movimentos; os grupos de rhythm and blues e beat britânicos dos anos sessenta (Rolling Stones, Animals, Kinks, Who, Pretty Things ou The Yardbirds), grupos norteamericandos dessa mesma década (Doors, Shadows of night, Creedence) e outros profissionais mais modernos nunca terminarão de agradecer a grande influência que Bo Diddley exerceceu sobre todos eles, apesar de que tempos atrás não foi muito apreciado pelos brancos por causa da crueza da sua arte.

O que lhe fez tão grande?

Suas músicas?

Sua guitarra?

Sua voz ?

Bo Diddley 4

Enfim, foi especialmente sua atitude e também o fato de que tenha criado um estilo de música que foi crucial para o nascimento e desenvolvimento do rock, apesar de Johnny Otis também quis ser o pai do rock. Sua música estava baseada em titmos primitivos: contagiosos, repetitivos, hipnóticos e com muita sensualidade. O som da sua guitarra retangular falante e a sua voz exuberante faziam o resto. Co o cabelo meticulosamente cortado e seus óculos em forma de concha, Diddley foi o criador de músicas imortais que ainda tocam de uma maneira cativadora como há quarenta anos atrás.

Ellas Bates nasceu em 30 de dezembro de 1928 numa fazenda produtora de algodão de McComb (Mississípi), e recebeu o sobrenome de McDaniel em sua infância depois que foi adotado por uma prima de sua mãe, Gussie McDaniel. Aos cinco anos de idade se mudou para Chicago, onde começou a aprender a tocar violino e, depois, guitarra. Também começou a treinar como lutador de box para participar na Luva de Ouro, época em que começaram a chamá-lo de Bo Diddley (Guitarra afrinca primitiva de uma corda).

Em 1948, deixou o box e se casou, apesar de que seu casamento tenha durado pouco.

Bo Diddley 5

Começou a tocar blues como músico pelas ruas e em diversas festas, até que em 1951 conseguiu um contrato para tocar no Club 708. A partir desse momento passou por todas as casas de jogos de South Side mostrando toda a crueza do seu estilo. Em 1955 o caça-talentos Leonard Chess o contratou para o Checker, uma subsidiária da Chess, e lá começou como músico de estúdio tocando para o Chuch Berry, entre outros, com quem gravou "Memphis Tennessee" e "Sweet Little Rock e Roller". Neste mesmo ano, já foi publicado seu primeiro single, "Bo Diddley", "I'am a Man", que chegou ao segundo lugar nas paradas de rhythm and blues, "Bo Diddley" era um hino escrito sobre ele mesmo, com um "riff" que se fez imortal, e que coincidiu com outra gravação de suas música totêmicas da história do rock and roll, "Maybellene" de Chuck Berry. Nesta ocasião ja tinha uma banda na qual aparecia sua irmã de criação The Duchess (guitarra), Otis Spann (piano), Billy Boy Arnold (harmônica), Farnk Kirland (bateria), e Jerome Green (maracás, baixo e vocal).

Neste mesmo ano se apresentou no teatro Apollo de Harlem em Nova York e apareceu num programa de televisão de Ed Sullivan. O período de 1955 a 1962 foi o mais importante da sua carreira, quando gravou um grande número de canções que foram o catecismo futuro para as novas gerações.

Em 1962 foi gravado seu primeiro LP, "Bo Diddley", e no ano seguinte realizou uma turnê pela Grâ-Bretanha ao lado dos Everly Brothers e uns Rolling Stones, ainda inexperientes, que com o tempo se converteram no grupo que mais versões fizeram de suas composiões. Esta visita não passou desapercebida para os novos grupos ingleses que utilizaram muitas de suas músicas para incorporá-las em seus repertórios. Em 1964 gravou junto com Chuck Berry o emocionante LP "Two Great Guitars", uma jóia em que um lado Berry toma o comando e Diddley o segue e no outro acontece o contrário. Em 1968 uniu-se a Muddy Waters, Howlin' Wolf e Little Walter para a gravação do disco "Super Super Blues Band", e um ano mais tarde participou do Festival de Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Little Richard e John Lennon com a Plastic Ono Band.

Bo Diddley 7

Em 1971, lançou um disco curioso, "Another Dimension", no qual incluía composiões de John Fogerty, Elton John, Jamie Robbie Robertson e Al Kooper, entre outros. Apareceu também nos filmes "Keep On Rockin" (1972) e "Let The Good Times Roll" (1973), junto a outras grandes figuras do rock & roll. Em 1973 foi lançado "The London Bo Diddley Sessions", com um lado gravado em Chicago e outro em Londres ao lado dos músicos britânicos entre os quais figura Ron Wood.

Em 1976 abandonou a sua marca de sempre e assinou um contrato com a RCA com a qual lançou o disco "The 20th Anniversary of Rock "n" Roll". Apesar de sua grande atividade em todo tipo de shows de "revival" de rock e do rhythm & blues, a fama e as vendas dos seus discos tinham caído notavelmente e só lhe sobrava a sua influência sobre os demais, que lhe rouvabam idéias para torná-las próprias, até que em 1979 os clash o escolheram para tocar com eles durante a sua turnê norte-americana.

Bo Diddley 6

Durante os anos oitenta ele continuou com suas turnês incansáveis, os seus discos começaram a ser relançados e Diddley acaba gravando algumas coisas novas como "The Mighty Bo Diddley" (1984) para o selo francês New Rose, "hey Bo Diddley" (1986) ao vivo durante os seus shows pela Europa, outro disco no Ritz de Nova Iorque ao lado de Ron Wood (1988) e "Promisses" (1994) com toques de country e rap. Ellas ou Bo, como queiram, não quis ficar ligado ao blues para sempre. A sua curiosidade o levou a fazer algo mais positivo do ponto de vista crematístico. Como Chuck Berry, ele também bebe de fonte inesgotável dos seus colegas mais puristas, e como Gabriel o Pensador, desenvolve letras cheias de ingênio e graça, que adorna com sua forma especialissima de tocar violão. Diddley é uma ponte bonita e divertida entre as fronteiras do blues mais genuíno e do rock & roll mais fera. Um pedaço do caminho no qual está compreendido em toda sua dimensão o rhythm & blues.

Esse texto foi retirado da coleção Mestre do Blues, revista n° 10




Bo Diddley 9

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Bo Diddley 12

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