Muddy Waters mais um papa do rithym-in-blues, sem duvida ele foi o "bluesman" que introduziu ao blues um ritmo selvagem regrado de sexo, esse foi o seu ponto de partida para influenciar muitos outros artistas a gravar suas músicas.
Uma das bandas que mais se influenciou pelo ritmo de Muddy, e até por esse motivo se tranformou em inspiração para o nome de uma das bandas de rock mais famosa do mundo os Rolling Stones, sabiam disso !!!
Nos videos irão encontrar algumas raridades que selecionei para os leitores da aferrroefoggo, entre os videos chamam atenção o video com Sonny Boy e com Johnny Winter, no primeiro pela harmônica de Sonny e no segundo pelos solos maravilhosos de Johnny, curtem e aproveitem.
The Crow !!!The Call Me Muddy Waters
Muddy Waters figura na história do blues como um dos mais influentes expoentes do blues chamado "de Chicago" que mais que uma definição estilística é uma localização histórica. De fato, a partir de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, concentram-se em Chicago um grande número de "bluesmen" a maioria deles procedentes do Sul Profundo, e em Chicago começaram a funcionar várias gravadoras de discos que difundiam suas gravações etiquetadas como "Blues de Chicago". Esse conceito tem prevalecido até hoje, mas na realidade, a única coisa que era "de chicago" era a gravação; nem os músicos, nem o estilo em que atuavam eram verdadeiramente qualificáveis como "de Chicago".
No final da guerra, vários clubes de clientela negra mantinham em seu cenário bastantes "bluesmen" que já levavam muitos anos em Chicago. Entre eles, Big Bill Broonzy, Roosevelt Sykes, Big Maceo, Tampa Red, Lonnie Johnson, Sunnyland Slim, etc., e a eles uniram-se vários jovens como Memphis Slim, Eddie Boyd, Lreoy Foster, etc. Naquela época, Sunnyland Slim apresentou ao público um jovem cantor e violonista recomendado por Bill Broonzy, que chamava-se McKinley Morganfield se bem que as pessoas logo o chamaram de Muddy Watters, por causa duma música que ele cantava referente às "muddy waters" do Delta do Mississípi.Nasceu em Rolling Fork, Mississípi, no dia 4 de abril de 1957 (morreu em chicago no dia 30 de abril de 1983) e seu "desembarque" representou um impulso demolidor para a propagação do blues nas esferas do mercado musical e fonográfico, que ultrapassam os que geralmente vinha-se desenvolvendo o blues como gênero musical.
No começo, Muddy Waters tocava a harmônica, mas passou-se ao violão quando tinha ainda 18 anos. Aprecia-se, em todo seu esplendor, a vibrante técnica do seu "slide" que fez realmente furor desde suas primeiras gravações no período 1947-48("I Can't be satisfied", "I feel Like Going Home", "Gypsy Woman" e "Kind Hearted Woman"), nas quais oberva-se ainda a influência dos seus primeiros idólos, Robert Johnson e principalmente Son House. Toda a série de gravações "Chess" (as que pertencem os títulos deste disco) são documentos dum grande valor histórico.O estilo Muddy Waters ficou definido e consumado em 1950, e neste sentido são antológicas as gravações de "Walking Blues" (tema baseado no anterior "Country Blues", porém uma versão mais forte e dura) e "Louisiana Blues" onde é acompanhado pelo célebre harmonicista Little Walter.
A Muddy Waters uniram-se seu meio irmão Otis Spann e Jimmy Rogers como segundo vocalista, para formar o núcleo da lendária banda, sobre a qual apoiou-se a ulterior difusão do blues chamado "de Chicago".
"Howling Wolf" (citando seu máximo antagonista na projeção do Blues de Chicago) "Still A Fool, "She Moves Me", "They Call Me Muddy Watters". são também registros de antologia até que em 1953 surgiram as grandes criações como "I'm Your Hoochie-Coochie Man" e "Manish Boy", de dramático fraseio, expressadas com um climax arrebatador, que configuram o modelo próprio, a estampa tipica de Muddy Watters, que tem sido uma das caracteristicas mais marcantes do ChicagoBlues.Queria ser músico predicador, ou jogador de beisebol. Afortunadamente para todos, dedicou-se à primeira coisa, e passou à história como o mais célebre dos bluesmen que afincaram-se em Chicago, aportando uma influência decisiva no desenvolvimento do blues moderno e por conseguinte, no do seu filho, o rock & roll. Pela sua banda desfilaram alguns dos mais prestigiosos nomes do gênero: Baby Face Leroy, Little Walter, Jimmy Rogers, Junior Wells, James Cotton, Otis Spann, Willie Dixon, Sunnyland Simth, Fre Below, Walter Horton, Earl Hooker, Buddy Guy....
McKinley MOrganfield nasceu no dia 4 de abril de 1915 numa plantação de algodão e milho de Rolling Fork (Mississípi), e trê anos depois mudou-se à plantação Stovall, perto de Cladksdale, para morar com sua avó materna, Della Jones. Aos sete anos de idade começou a trabalhar e aprendeu a tocar a harmônica. Em 1932 teve seu primeiro violão acústico com o qual começou a praticar o estilo "bottleneck", tentando imitar a Son Hous, e no ano seguinte formou uma banda com Scott Bohanner e Henry Simms. Em 1941, o erudito e inquieto folclorista Alam Lomax o encontrou e gravou duas canções ("Country Blues", "I Be's Truobled") para o arquivo da Biblioteca do Parlamento de Whashinton, pelo que recebeu a soma de vinte dólares e duas cópias do disco.
Sua enrome ambição fez com que decidira mudar-se em 1943 a Chicago, onde tinha alguns amigos que o ajudaram e conseguiram-lhetrabalho numa fábrica de papel. Nessa época, na cidade de Mênfis reinavam Slim, Big Maceo e Tampa Red, pessoal elegante que nada tinha a ver com seu jeito tosco de caipira do interior, porém com a ajuda de Big Bill Broonzy logrou-se introduzir no ambiente dos clubes do South Slide, passou a ter sua primeira guitarra elétrica, e formou uma banda com Jimmy Rogers(naquela época harmônica) e Blue Smitty (violão), à que somou-se mais tarde o pianista Sunnyland Smith. Em 1946 gravou para o caça-talentos Lester Melrose, mas essas canções ficaram arquivadas até 1972. Também gravou para Mayou Williams temas que ja sairam sob o nome de Jamer Carter & His Orchestra.
Após ter sido contratado para o selo Aristocrat, trabalhou como músico de sessão para vários artístas e em 1948 conseguiu gravar seu primeiro single, " I can't Be Satisfeid" (na realidade, "I Be's Trubled", com o título mudado) e "Feel Like Goin'Home". Os anos seguintes foram testemunhas da sua inclusão nas paradas de sucesso, tanto com canções próprias quanto com outras que escreveu para ele Willie Dixon.Sua crescente popularidade o levou em 1958 a realiza sua primeira turnê pela Grã Bretanha e lá impressionou a Cyril Davies e Alexis Korner, os principais impulsores do blues britânico. Em 1959, um ano depois da morte de Big Bill Bronzy, prestou-lhe um sentido tributo através de um LP com versões-homenagem de dez das suas músicas. No começa da nova década, Muddy Watters participou no festival de Newport onde apresentou-se para os seguidores do jazz, e conseguiu o reconhecimento do público europeu devido às versões dos seus sucessos realizadas pelos Rolling Stones, Yardbirds, Pretty Things, ou Downliners Sect.
Em outubro de 1973 sofreu um terrível acidente de carro no qual morreram três pessoas, e ficou quase retirado durante uma temporada. Depois do rompimento com o selh Chess reapareceu no concerto que sgnificou a despedida artística de The Band, filmado por Martin Scorsese com o título "A ultima valsa" (The Last Waltz), em São Francisco, em 1976.
Mais tarde, Johnny Winter o contratou na sua gravadora Blue Sky e lhe lançou os discos "Hard Again", "I'm Ready" e "Muddy Mississípi Watters Live", com os que conseguiu três Grammy consecutivos (1977, 1978, 1979) na categoria de melhor disco étnico ou gravação tradicional. Sua fama era já tão grande que até o presidente Jimmy Carter o convidou a um piquenique na Casa Branca.
Em 1981 lançou seu ultimo disco oficial com a gravadora de Winter, "King Bee", participou no festival de Jazz de Vitoria (uns dos mais prestigiosos do mundo, e que há vários anos dirige Iñaki Añúa), gravou um disco ao vivo em Chicago acompanhado pelos Rolling Stones, Junior Wells e Buddy Guy, e no ano seguinte, tocou com Eric Clapton em Miami.No entanto, sua saúde vinha-se abalando perigosamente depois de tantos e tantos anos de agitação e viagens. Sabendo que o seu final estava próximo, viajou a Chicago, onde morreu no dia 30 de abril de 1983 vitima de um ataque cardíaco. No cemitério de Restrale onde foi enterrado pode-se ler na sua tumba: "The mojo is gone, the master has won" (O "mojo" foi-se embora, o mestre venceu).
Fonte do texto Coleção Mestre do Blues, Revista n° 4 - Editora Altaya
0 comentários:
Postar um comentário