banner aferroefoggo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Howlin' Wolf

"O Lobo Uivador"

Howlin' Wolf 7

"O que tem a ver em comum gente como Sam Cooke, Rolling Stones, Link Wray, Doors, Led Zeppelin, Dr. Feelgood, Albert King, Captain Beefheart, Ten Years After ou Stevie Ray Vaughan? Todos eles gravaram pelo menos uma canção do repertório de Howlin' Wolf, ainda que estes dez exemplos são só uma parte ínfima da lista espetacular que poderíamos confeccionar."

Devo confesar que eu tinha ouvido muito pouco deste maravilhoso "bluesman", não sei porque, mas enfim... antes tarde do que nunca. Wolf tem uma voz inigualável, acho que dificilmente alguém conseguiria chega perto de imitar a voz rouca que ele possui. Na aba videos verão algumas raridades que encontrei.

Enquanto eu escrevia esse post eu ouvi encordoadamente os 4 discos que estão para downloads e sinceramente na minha humilde opinião Howlin' Wolf etá na minha lista dos Top Five do Blues, junto com B. B. King, Muddy Waters, John Lee Hooker, Johnny Winter, não sei se os leitores da aferroefoggo concordam comigo.

Gostaria que os leitores colocassem comentários a respeito do meu Top Five para discutirmos a respeito do assunto e também pra mim saber o que os leitores gostam de ouvir com relação ao Blues, para futuros post, pois quanto mais os nossos leitores comentam sobre suas opiniões e sugestões será mais fácil para nos criadores do aferroefoggo.com saber o que vocês querem para disponibilizarmos.

The Crow !!!


Howlin' Wolf 5

Existem diferentes versões sobre a adoção do nome HOWLIN' WOLF pelo cantor de blues Chester Arthur Burnett, porém o mais verossímil é que o pseudônimo foi assumido no começo da decada de 30 devido ao grande sucesso que obteve a interpretação do blues intitulado "Howlin' Wolf", original de Jonh "Funny Papa" Smith. No entanto, aconteceu vinte anos mais tarde (na decada de 50, quando ele já era um quarentão) quando Howlin' Wolf começou sua fulgurante carreira fonográfica, com gravações decisivas como "I Ain't superstitous", "Moanin' At Midnight" ou "How many more years".

Desde seus primeiros registros para o selo Chess, Howlin' Wolf, foi junto a Muddy Waters, a outra pedra angular sobre as que apoiou-se a devastadora difusão fonográfica do blues, que provinha de Chicago, através do lançamento de discos, apesar de que todos seus protagonistas eram marcadamente sulistas. (Tanto Howlin' Wolf quanto Muddy Waters tinham nascido e crescido no Sul Profundo, em Mississípi).

Howlin' Wolf causou sensação nos âmbitos do blues que desenvolveram-se em Chicago, devido à sua impressionante figura fisica e a seu estilo rude e agreste, condições estas que apreciam-se ao longo das inesquecíveis gravações incluidas neste disco.

Foi um grande mestre da harmônica-blues, como aprecia-se nas obras mestras como "Poor Boy" e outras que configuraram a presente seleção influenciado no começo pelo seu mestre Sonny Boy Wilianson, o velho (Aleck "Rice" Miller), mas depois desenvolveu sua técnica pessoal, com a que moldou o chamado "estilo Chicago" na arrebatada expressividade deste instrumento, com um potencial dinâmico irresistível que arrastava a toda sua banda.


Howlin' Wolf 6

Howlin' Wolf formou sua banda em Mênfis (junto a Ike Turner como membro destacado) e desembarcou em Chicago em 1950. A poderosa banda de Howlin' Wolf foi um fator decisivo na implantação do seu estilo e também foi um respaldo inevitável nas trepidantes apresentações ao vivo nas que Howlin' Wolf exaltava-se tanto, que as vezes, sem percebê-lo completamente, chegavam a ser extravagantes.

De tudo isso este disco é uma testemunha de primeira ordem. Só falta escutar, como amostra, "The Red Rooster", "Killin Floor" , " Smokestack Lightnin", "Moanin' for my baby", "Going Down Slow", ou "Spoonful", todas elas elegíveis como modelos representativos deste importante criador de estilo e pertencentes à sua grande época dourada de Chicago, quando seu gênio artístico se impôes como uma das figuras mais importantes da cultura da comunidade negra norte-americana.

Wolf não foi um guitarrista genial e nem dominava a harmônica como seus colegas Little Walter e Sonny Boy Williamson e na realidade, os seus sons nunca mudaram. O que extremessia nele é a voz inimitável, cheia de chiados, feroz, o fervor com que cantava estes blues que saiam da sua alma: o uivo do lobo. O seu amigo Johnny Shines pensava que ele tinha vendido a sua alma ao diabo, como se dizia também de Robert Johnson. Wolf foi um homem complexo e misterioso, de caráter explosivo e podia cantar blues alegres ou flitos, dependendo do seu estado de ânimo. Desde muito jovem já era enorme. Media 1,90m e pesava 140 kg. Chegaram a chamá-lo de "Bull Cow", "Big Foot" e "little Wolf", tinha a cada cheia de marcas, um pescoço enorme e a pele negra como o azeviche. ele foi influenciado por Charlie Patton, Son House, Willie Brown, Tommy Johnson e pelo cantor braco de country Jimmie Rodgers.

Chester Arthur Burnett ( o vigéssimo primeiro presidente dos Estados Unidos chamava-se Chester A. Arthur) nasceu no dia 10 de junho de 1910 numa plantação perto de Ruleville (Condado de Sunflower) no Mississípi, a duzentos quilômetros da sua cidade natal, muito perto de onde trabalhava Charlie Patton, que foi quem lhe ensinou os princípios elementares da guitarra. Em 1928 começou a tocar pelo Sul, coincidindo com Robert Johnson e Sony Boy Williamson II (Rice Miller) que se casou com a sua irmã e lhe deu aulas de harmônica.

Howlin' Wolf 8

Depois de entrar para o exército em 1941 em Seatle, voltou à sua terra para continuar trabalhando com o seu pai, até que em 1948 viajou a Mênfis para forma o The House Rockers, uma banda de blues elétrico que ganhou uma boa reputação e que foi integrada também por James Cotton e Little Junior Parker. Essa foi a época em que começaram a chamá-lo de o Lobo Uivador. No ano seguinte conseguiu um contrato na emissora KWEM, onde trabalhava como DJ e cantava ao vivo através das ondas até que Ike Turner, que fazia de caçador de talentos, o descobriu em 1951, levando-0 para gravar nos estúdios de Sam Phillips. Desta sessões saiu o single "Moanin' At Mignight"/"How Many More Years", que foi lançado pelo selo Chess e, ao mesmo tempo, pelo selo RPM como "Morning At Mignight". Os seus acompanhantes na gravação foram Ike Turner (piano), Willie Johnson (guitarra) e Willie Steel (bateria).

Depois de gravar algumas canções nos selos RPM e Crown, Leonard Chess portestou e Wolf foi embora para Chicago em 1952, onde começou a tocar com a ajuda de Muddy Waters e a gravar para a Chess acompahado por músicos como Humbert Sumlin(guitarra), Fred Below (bateria), Otis Spann (piano), Willie Johnson (guitarra), Earl Phillips (bateria), Jody Williams (guitarra) e principalmente Willie Dixon (baixo), um músico compositor que lhe escreveu um grande número de canções extraordinárias.

O célebre local Sylvio, situado no crescente West Side, foi testemunha de numerosas, apresentações de Howlin', como também o denominado Big Squeeze Club, localizado pelo contrário, no South Side, e onde centenas de fãs puderam escutar o Lobou Uivador e ver como as gotas de suor encharcavam a sua cabeça robusta enquanto ele se desdobrava interpretando os seus blues mais tensos e exaltados. Até finaliza a década dos cinquenta, Howlin' Wolf lançou uma quantidade impressionante de música que com o tempo conformariam um ponto de apoio imporante para os grupos brancos que começavam a praticar Rhythm and lbues.

Howlin' Wolf 9

No dia 31 de julho de 1960 participou no festival de Blues de St. Louis ao lado de E. Rodney Jones e Elmore James. Em 1961 publicou "Down in The Bottom", "The Red Rooster", "You'll Be Mine", "Built For Confort" e "I Ain't Supertitious" e no final do ano chegou à Grâ-Bretanha para fazer uma série de shows e lançar sem repercussão nenhuma o disco "Litttle Baby". Dois anos mais tarde surgiram mais clássicos como "Tail Dragger", "Hidden Charms" ou Three Hundred Charms" ou "Three Hundred Pounds of Joy" e gravou ao vivo no clube copacabana de Chicago o LP "Folk Festival of The Blues", ao lado de Otis Spann, Buddy Guy e Muddy Waters. Em 1964, a febre do Rhythm and Blues elétrico, tanto na Grã-Bretanha quanto nos Estados Unidos, o levou ao auge como uma das suas influências máximas e grupos como os Rolling Stones, The Yardbirds, Manfred Mann, Sovoy Brown, Cream, Eletric Flag, ou Doors fizeram versões do seu repertório.

Um ano mais tarde apareceu no programa de TV americano "Shinding" junto com os seus discípulos mais fervorosos:

Em 1971, voltou a Grã-Bretanha para gravar "The London Howlin' Wolf Sessions", um disco no qual revisava algumas das suas mais importantes canções ao laod de músicos que o adoravam como Eric Clapton, Stevie Winwood, Bill Wyman, Charlie Watts, Klaus Voorman, Richie (Ringo Star), Ian Stewart ou Lafayette Leake. Um ano mais tarde apareceu no Festival de Blues e Jazz de Ann Arbor, orgranizado em memória do pianista Otis Spann e do qual participaram também entre outros, Muddy Waters, Doctor John e Bobby Bland. Em Janeiro de 1972, gravou ao vivo no Alice's Restaurant de Chicago o LP "Life and Cookin" junto a velhos bluesmen como Sunnyland Smith, Hubert Sumlin, Fred BElow ou Davis Myers.

Os seus problemas começaram em 1973, quando depois de sofrer dois ataques cardíacos, atravessou o párabrisas do seu carro num acidente que deixou-lhe com seqüela uma grave doença renal.

Continuou com as suas apresentações (que o seu representante se encarregava de reduzir devido ai imenso esforço físico que representavam), lançou o LP "The Back Door Wolf" (1973) e tocou em

Howlin' Wolf 10

novembro de 1975 no Amphitheater de Chicago ao lado de B. B. King, Bobby Bland e Little Milton, mas teve que ser internado outra vez num hospital daquela cidade por causa de novas complicações renais. Morreu no dia 10 de janeiro de 1976 depois de uma operação complicada.

Como resumo da sua discografia estão dispiníveis em CD as referências "Memphis Days, Vol. I e II" e "The Chess Box" (três CDs), que contêm uma amostra grandiosa deste bluesman genuíno, capaz de tocar guitarra como os dentes, tumbado no chão, enquanto nos contava como perdeu a sua namorada.

Fonte do texto Coleção Mestre do Blues, Revista n° 6 - Editora Altaya




Howlin' Wolf 1

Download

Photobucket

Download

Howlin' Wolf 3

Download


Howlin' Wolf 4

Download

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�