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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Johnny Winter

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Johnny Winter

Espero que os leitores do nosso blog goste do presente que preparei para comemorar o primeiro mês de vida do aferroeggo.com. Johnny Winter na minha opinião é o melhor músico branco de blues de todos os tempos, a sua habilidade com a guitarra é de deixar qualquer um babando.

Os quatro albuns que tem para download, mostram um pouco do que Johnny é capaz de fazer com suas guitarras, na aba videos vocês poderão ver Johnny interpretando classicos como “Johnny B.Goode”.

Aproveitam para curtir e deixem as suas opiniões e sugestões.

E parabéns a todos do aferroefoggo.com, desde criadores do blog até os leitores, e longa vida ao Rock'in Roll e ao nosso blog.

Um abraço a todos !!!

The Crow !!!


Johnny Winter 10

Na execução "bluesy" de Johnny Winter acha o máximo apoio a argumentação que diz que o autêntico blues também esta ao alcance dos intérpretes de raça branca. No seu caso, antes que branco, Johnny Winter é albino, como é óbvio e todo o mundo sabe.

Não é um músico de raça negra, mas também não se pode dizer que Johnny Winter tenha se incorporado ao blues procedendo de outros campos estéticos. Pelo contrário, ele cresceu e educou-se diretamente na estética do blues, e já com 15 anos tinha gravado seu primeiro disco, "School-day Blues", com o grupo Jammers on Dart, no qual figurava seu célebre irmão, dois anos mais jovem.

Os dois irmãos viveram toda sua juventude em Beaumont, Texas, (onde nasceu Edgar, enquanto que Johnny tinha nascido em Leland, Mississípi) e assimilaram ativamente o estilo de blues chamado de "Texas". Howling Wolf e Muddy Waters constituiram-se nos seus mais importantes modelos a seguir, principalmente depois que mudou-se a Chicago, onde teve ocasião de se apresentar com uma grande quantidade de grupos de pouca relevância, como It and them, Gene Taylor & The Down Beats, se bem que gravou vários discos interessantes sob seu próprio nome, como "Progressive Blues Experiment" e "The Johnny Winter Expreiment", para desembocar no esplêndido "Johnny Winter", que em 1969 estreou-se no CBS.

Sua triunfal carta de apresentação foi aprovada em 1970 por "Second Winter" e em 1971 por "Johnny Winter and..." A fama repentina e a voragem do sucesso, junto com a grande procura de shows acabaram sendo não muito bem assimiladas, e para sobrelevar tal situação, Johnny Winter caiu na armadilha das drogas, pelo qual ficou dois anos, "down and out". Reapareceu em 1973 com "Still alive and well" e então começa a época mais brilhante da sua carreira, repleta de sucessos em todos os campos.

Este disco contém varias da melhores gravações entre todas as da sua produção fonográfica. Cabe assinalar os títulos "Parchman Farm", "Coing Down Slow", "Kind Hearted Woman" e "5 after 4 A.M", claramente afirmativos do seu legítimo poderio "bluesy". Nestes registros não trata-se de um músico branco que assimilou bem o blues e que toca razoavelmente, tendo em conta que nao é um músico de origem afro-americana; muito pelo contrário, seu trabalho e o de todo seu grupo é perfeitamente eqüiparável com o mais autêntico blues negro ou da cor que você quiser e, estabelecido este princípio, o resultado é indubitavelmente excelente. Do melhor de Johnny Winter entre toda sua discografia.

Johnny Winter 9

Quanto ao mais sobressaim gravações enqüadradas no mais tripidante "rhytm and blues", como "Road Runner", "Out of Sigh", "Gangster of Love", e "That's What Love Does", que são exemplos dum potencial devastador.

Ele é sem dúvida, o mais branco dos músicos brancos de blues, exageradamente albino, mas claramente negro de alma. Sua reputação é excepcional como artísta de blues, rock e hard rock e ficou marcado para sempre devido às suas incendiárias versões de "Johnny B.Goode" o grande clássico de Chuch Berry, ou também o famoso "Bonny Moronie" de Larry Willians. Possui uma estimável coleção de guitarras, entre as quais destacam-se Les Paul Custon, Fender Mustang, Gibson Firebird, Epiphone, Gibson Flying V, Lazer e a sua favorita, a National de caixa de aço. A medida que o tempo passa, vai adorando mais o blues, e manifesta exibindo seu corpo tatuado pelo mundo inteiro com muitissima freqüência.

A partir dos 5 anos de idade aprendeu a tocar a clarineta, o banjo, o ukelele, a harmônica e finalmente a guitarra. Escutando Blues e Contry nas rádios, e comparando uma grande quantidade de discos; foi afeiçoado-se à música; em 1958 já tinha sua primeira banda Jhonny Marcaroni & The Jammers, depois, Johnny & The Jammers. Na cidade de Houston em 1959, participaram num certame únicamente para bandas pricnipiantes e consiguiram o pirmeiro prêmio, que consistia na gravação de um disco. "School Day Blues" foi lançado pelo selo Dart e teve uma boa repercussão. Winter subiu ao cenário para tentar fortuna, mas alguém tão jovem como ele não tinha nenhuma possibilidade , e o máximo que consiguiu foi tocar junto a Mike Bloomfield.

Na volta a Beaumont, trabalhou em várias bandas, como It & Them e Black Plague junto a seu irmão Edgar. Depois de alguns anos de apresentações em toda classe de lugares e de ter gravado bastantes singles, um artigo publicado em 1968 por Steve Paul na revista "Rolling Stones" significou o detonante para sua ascensão.

O comentador que derreteu-se literalmente em elogios para o albino, consiguiu que a banda de Winter fosse contratada de imediato como estrela assídua do clube The Scene de Nova York, e posteriormente contratada pela CBS-COLUMBIA por cinco anos e 600.000 dólares pagados como adiantamento pelos royalties. Entre outros elogios Paul escreveu: "Além de Janis Joplin, oma excitante ainda permanece em Texas.

Johnny Winter 8

Já imaginou um albino, estrábico, com longos cabelos flutuando e tocando blues com a guitarra mais explosiva que jamais se ouviu. Seu nom é Johnny Winter, e Mike Bloomfield disse que era o melhor guitarrista branco de blues, eu o confirmo".

Em 1969 começou o lançamento dos seus discos, acompanhado por seu irmão Edgar (Teclados), Tommy Shannon (Baixo), e John Turner (Bateria): "The Progressive Blues Experiment" uma obra gravada em 1968, em Austin, que tinha ficado arquivada, com as versões mais convincentes da época, e "Johnny Winter" onde alterna temas acústicos e elétricos. Nesse mesmo ano percorreu os Estado Unidos participando no prestigioso no Festival de Newport (California) no estádio de Denver diante de 50.000 pessoas, no festival de jazz de Newport de Rhode Island e no festival de pop de Dallas. Johnny já era um músico definitivamente consagrado, e seu nome crescia cada vez mais. Após um segundo LP, "Second Winter" (1970), um curioso disco de três lados, participou no festival pop de atlanta, e no festival da paz de Nova York, junto a Janis Joplin, Steppenwolf, e Paul Simon, entre outros. Nessa época seu irmão Edgar o abandonou para empreender uma aventura como solista, e Johnny Winter formou uma nova banda constituida por alguns membros dos McCoys (os de "Hang on Sloopy"), entre os que achava-se quem mais tarde passaria a ser sua mão direita, Rick Derringer.

O grupo com uma evidente orientação voltada para o hard rock, adotou o nome de Johnny Winter And, e logo lançou um LP homônimo em um outro ao vivo (1971), com espetaculares versões de temas do "Jumpin' Jack Flash, dos Rolling, e de "Johnny B.Goode", o clássico de Berry, que Winter via-se obrigado a repetir até à saciedade onde quer que estivesse.

Seus galanteios com a heroína fizeram com que a banda o abandonasse para se unir a seu irmão Edgar. O guitarrista albino ficou visitando hospitáis durante dois anos. Sua reaparição acaonteceu em 1973 com "Still Alive and Well", um disco onde recupera a Rick Derringer e RAndy Hobbs e canta "Silver Train", escrita exclusivamente para ele por Mick Jagger e Keith Richard.

Johnny Winter 6

Um ano depois lançou mais dois discos "Saints And Sinners" e "John Dawson Winter III", e participou num programa da televisão de Chicago, "Soundstage" no qual prestava-se uma homenagem a Muddy Waters com a colaboração de nomes ilustres do gênero: Junior Wells, Koko Taylor, Dr. John, Mike Bloomfield....Como conseqüência desse encontro, Johnny Winters e Muddy Waters dispuseram-se a trabalhar juntos algun dia. Trás mais dois discos "Captured Live (1976), "Johnny & Edgar Winter Together Live" (1976), comoeçou a trabalhar com Muddy Waters, foi seu produtor e o acompanhou na guitarra em quatro LPs, durante o periodo 1977-81: "Hard Again", "I'm Ready", "Muddy Mississípi Waters Live" e "King Bee", três deles galardoados com o prêmio Grammy. Em 1982 participou nun disco do gaiteiro Sonny Terry, e pouco tempo depois foi contratado pelo selo Alligator, couto dos artístas negros, no qual veria lançádos os LPs "Guitar Slinger" (1984), "Serious Bussines" (1985), e "Third Degree" (1987). Nesse mesmo ano participou no festival de São Francisco, e no ano seguinte empreendeu uma turnê de 23 dias por todos os estados da União, para promover seu novo disco, "Winter of 88", para o selo Voyager de MCA. Em 1989 tocou em Barcelona, passou um tempo retirado, e voltou com "Let Me In", lançado pelo selo Pointblack, com a ajuda do seu amigo Mac Rebenack, apelidado Dr. John Winter. Winter nesse disco, mostrou estar ainda em plena forma, criando aos montes bom blues com sons de outrora.

Fonte do texto Coleção Mestre do Blues, Revista n° 5 - Editora Altaya



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